quinta-feira, 16 de julho de 2009

Minha experiência com a amamentação!


Bom, não quero criar polêmicas, não quero discutir nada e nem ensinar a ser certa ou errada, pelo amoooooooooooorrrrrrrrr.....só quero contar MINHA experiência e dar MINHA opinião, sem discutir com ninguém...


Assim, quando a Sofia nasceu em 12/01 deste ano, às 21:01h, às 3h da manhã ela já estava no meu quarto para mamar e mamou beeeeeeeeeeeeeeem, meu colostro estava super ok e meu leite depois desceu super rápido e eu tinha muitooooooooooo leite sempre GAD (imagina de sutiã 42/44 fui para 48/50).


Durante os dias na maternidade não senti tanta dor, só do segundo dia em diante senti um pouco, apesar que a "pega" da Sofia para mamar invariávelmente estava correta, as enfermeiras me ensinaram bem e eu aprendi bem também (e a So tb!), porém eu não havia feito preparação nenhuma no meu seio para "calejar"!


Eis que do dia que cheguei em casa e por mais 12 infinitos dias, meu peito doeu muitoooooooooooooo, rachou, sangrou, formou bolha, e muitas vezes a Sofia mamava leite cor-de-rosa, ou seja, com sangue! Eu amamentava com uma fralda na boca apertando entre os dentes, era horríveeeeeeeeeeeeeeeel! Com toda mãe que eu falava era assim mesmo, me pediam calma, que era mesmo assim e que uma hora passava...para mim foram dias intermináveis! Pasava aquela pomada Lasinoh e nadaaaaaaaaaaaa..aff...


Até que um belo dia, descobri o tal INTERMEDIÁRIO um bico de silicone da Amamentar que me deu um alívio que nem sei explicar! De qualquer forma era bem estressante ainda amamentar, você fica o dia inteiro e noite tb à disposição do bebê, e no caso da minha filha ela mamava em livre demanda, de 2h em 2h e de madrugada ela pendurava no peito ou mamava de hora em hora...agora imagina, euuuuuuuuuu de camisola o dia todo, no auge da minha dpp, sem sair pra canto nenhum, enfiada só dentro do quarto dela e amamentando/arrotando/amamentando/arrotando! My God!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Bom, do 12o dia em diante, tudo melhorou, PAROUUUUUUUUUUUUUUU DE DOER, meu peito finalmente havia calejado, e eu nem acreditava... Muitas vezes sentia agora o maior prazer em amamentar, era gostoso aquele contato na minha pela com a boca da minha filha, que ela se alimentava dali sabe...émuito loucoooooooooo! Mas ao mesmo tempo me sentia muito, muito presa, não podia ir na padaria que se ela gritasse era só meu peito que resolvia! Ao mesmo tempo que era maravilhoso, era anguistiante...


E aí vinha na minha cabeça aquele mantra "Vc tem que amamentar exclusivamente por 6 meses, se não vc não será uma boa mãe"!...Olha que absurdo, que lavagem cerebral, mas como tinha conhecidas que pensavam assim, e como eu não fui amamentada pela minha mãe, me achei na obrigação de seguir aquele mantra a risca! Que ignorância a minha naquela fase!


Por 45 dias fiquei neste mantra, sofrendo muito pq eu estava no auge da minha dpp, minha vida estava um caos absoluto, nunca imaginei que iria passar por aquilo, mas isso é tópico para outro post!


Depois destes 45 dias resolvi sim introduzir leite NAN para minha filha somente de madrugada pois eu estava totalmente sem paciência para amamentar de noite, eu só chorava, entrava no banheiro e gritava no banho...então encontrei esta saída, eu amamentava no peito o dia todo e de madrugada eu dava mamdeira e ela passou a mamar de 3h em 3h e não de 1h em 1h como antes assim eu podia descansar um pouco mais e ter mais paciência, pois minha dpp não foi bolinho!


Mesmo assim eu continuava um caco, e meu pai me ofereceu uma pessoa para me subistituir a noite, uma babá para dar as mamadeiras e fazer as trocas de fraldas, colocar para arrotar etc e assim eu poder dormir e ter um dia saudável e harmonioso DESCANSADA junto de minha filha e isso foi tudooooooooooooooooooooooo!!!!! Descansando a noite eu tinha o dia lindo para minha filha, meus peitos amanheciam doendo de tão cheios e amamentava o dia todo ela!


Teve mulheres que acharam um absurdo eu fazer isso...ai eu e minha boca mole...nem deveria ter contado a elas...isso é vida minha, minhas escolhas, meus problemas...só quem os tem sabe onde aperta o calo! Aff...tem muita gente exagerada por aí! Cada um na sua não é mesmo???


Estava satisfeita neste esquema...apesar de ainda me sentir presa, eu tinha uma emoção em amamentá-la, porém minha dpp não passava, só piorava, eu tinha plena consiência que precisava de ajuda, mas sabia que se procurasse ajuda de médico dependendo de remédios pararia de amamentar!


Até tentei um remédio que além de anti-depressivo aumentava o leite, mas eu só piorei, cada dia mais....não tinha aversão a minha filha, mas eu era uma pessoa triste e entregue!


Foi quando procurei ajuda psicológica e psiquiátrica também, e claro que o psiqui me receitou remédio que agora não vem ao caso, e como estava desesperada para melhorar meinha qualidade de vida, comecei... Aceitei a tomar qdo 3 médicos (Go, pedi da Sosso e psqui) falaram a mesma coisa: "antes a Sofia ter uma mãe saudável, bem consigo mesma pára curtir com ela e cuidá-la, do que uma mãe triste, depressiva que mal cuidará dela".. era isso mesmo!


Assim quando completei 3 meses de amamentação, comecei a medicação e parei de amamentar por completo!


Primeiro senti um vazio, uma falta tremenda de amamentar, juro...até que na primeira semana dava algumas vezes para ela mas fiquei com medo do remédio fazer mal e parei de vez...mas este vazio durou só umas duas semanas, e de repente estava me sentindo melhor, remédio começou a fazer efeito, a terapia estava sendo essencial e eu estava "livre", não precisava mais ficar de peito pra for o dia todo preocupada em ir na padaria e ter que sair correndo para amamentar "exclusivamente"! Podem me chamar de egoísta, do que for, mas comecei a ter um pouco de vida novamente! Vida de mulher e não só de mãe!


Por mim, se não tivesse precisado de remédios teria ficado sim no esquema mamadeira de noite e peito de dia, estava ótimo já e eu feliz com minha filha, mas antes uma mãe normal, feliz do que uma serva de um mantra que algumas pessoas da sociedade impõe para vc!!!


Minha está e é supeeeeeeeeeeeer saudável, e eu guardo com carinho e aflição ao mesmo tempo esta fase da amamentação exclusiva ou quase exclusiva...


Ainda não penso em segundo filho, mas já digo de ante-mão que, ele já nascerá em amamentação mista: peito + mamadeira, será ótimo para nós dois desde o começo...mas por enqto não penso nisso!


Sabe não deixei de ser menos mãe, nem menos carinhosa, afetuosa, de ter uma relação linda com minha filha SÓ PORQUE RESOLVI COMPLEMENTAR E DEPOIS PARAR DE VEZ DE AMAMENTAR PARA ME CUIDAR, isso foi uma decisão pensada em nós duas e não preciso dar satisfação pro mundo por isso, e vim até aqui somente contar a quem se interesse que foi uma das decisões mais acertadas da minha vidaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!! E sem vergonha nenhuma por isso!


Aplaudo as mães que amamentam exclusivamente por 6 meses, tem parto normal, em casa, ou seja lá de que jeito for, como aplaudo a mãe que escolheu não amamentar, escolheu cesárea, enfim...TODAS SÃO MÃES E SE SENTEM MÃES DA MESMA FORMA... ODEIOOOOOOOOO AQUELAS QUE SE ACHAM SUPERIOR PQ FIZERAM ISSO OU AQUILO...para mim isso é infantilidade, pois ser e estar mãe é muito mais que peito e parto, ok???


Não quero criar revolta em nenhum grupo e nem em ninguém, mas fico muito triste com mães que não quiseram amamentar ou não puderam por algum motivo, terem vergonha de contar a estória delas pq se sentem diminuídas por algumas mulheres radicais; acho que cada um tem sua vida, seu histórico, e tudo bem, dar conselhos é bom, mas fazer lavagem cerebral aí já é demais!


Confesso que minha cabeça tinha entrado nesta no começo, mas graças a Deus eu cai na real antes que eu acabasse com o meu bom senso!


Amamentar foi uma experiência linda, rica, envolvente, mas não me tornei mais mãe ou menos mãe pq pude experimentar esta sensãção!


Um grande beijo a todas e a oto que está neste post é da minha Sosso mamando...linda!

6 comentários:

  1. Arrasou amiga!
    Vc tem razão, cada um sabe de si e o que é melhor para si mesma e para seu/sua filho(a).
    Vc sabe que sou totalmente contra radicalismo de qualquer espécie.
    bjus
    Simon

    ResponderExcluir
  2. AMIGAAAAAAAAAA

    arrasou..
    Assino embaixo..
    Eu amamentei exclusivamente até os 6 meses, e já tinha em mente parar antes de 1 ano.. convenhamos SER RIDICULO uma criança que anda pendurada no peito da mãe né.. e nem vem com histórias de saúde, porque alimentos sustentam bem mais que leite materno depois de uma fase... sem contar que os peitos FICAM extremamente MEDONHOS, MURCHOS, FLÁCIDOS... e deve ser por isso que atrizes não AMAMENTAM exclusivamente..
    Henrique mamou até 10 meses, eu que tirei aos poucos, já comia de tudo, até parece que carne, frango, legumes são menos saudáveis que o meu leite...né!!
    Na nossa época era leite de saquinho, fervido qdo não era direto da VACA no interior.. e hoje tudo cheio de frescura TEM GENTE dizendo que tem que amamentar até 2 anos.. (acho eu HORROROSO).. Tirei o peito do Henrique com 10 meses, porque estava me sentindo HORROROSA, precisa voltar a SER MULHER e meu PEITO ser meu e não mais DELE..
    E nem por isso ele deixa de ficar gripado..
    Já vi crianças que mamam até DIZER CHEGA na idade e estarem sempre cheias de ITES, e GRIPES...

    Concordo com vc em TUDO..
    Só o FATO de vc levar com vc a PALAVRA mãe, não importa como nasceu, como alimentou.. é BONITO confesso, mas nem por isso é MENOS CERTO ou ERRADO...

    Bjão amiga!
    ASSINO embaixo tá!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda
    lindo seu relato, como vc mesmo disse tb acredito que nenhuma mãe possa ser julgada por parto ou peito, eu tb optei por parto cesárea, e sobre a amamentação a partir do 3º mês tb a introduzir sucos, frutas, chá e no 6º mes parei de amamentar e introduzi o NAN.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Te entendo PERFEITAMENTE... pra mim amamentar foi a pior experiencia e os piores dias da minha vida, o q era pra ser sublime como o nascimento do meu filho tao amado, tao desejado, era torturante por esse bendito mantra. Cheguei a escutar de muitas pessoas: seu filho nao vai te amar e hj tenho o bb mais grude e saudável q poderia imaginar. GAD leite vende no mercado, nossa sanidade mental nao. beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda!!!
    Concordo com o seu relato!
    Pregar o parto normal, a amamentação exclusiva, uma alimentação 100% natural é muito fácil... só o q as "radicais" esquecem é q as pessoas tem limites diferentes e por mais q algo seja o mais indicado, pode não se encaixar na vida dessa pessoa.
    Vc agiu bem, seguiu seus instintos e não pregações de ninguem, está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Querida consegui tirar alguns bons minutos pra ler seu post e entendo perfeitamente sua escolha e sua decisão.
    Aos telefonemas era notável de que você não estava bem e tem momentos seja no casamento, como mãe, filha ou que for tem que ter limite pra NOSSA saúde e seguir adiante e feliz!
    Amar incondicionalmente vai além de peito, parto e criação ... Pois cada um se adapta a sua rotina e se essa mudança fez de você a AMANDICA de antes mais feliz e menos DPP é isso que importa!
    Eu tive uma tia que teve DPP e relatei isso á você e ela conta foi a pior coisa da vida dela!
    Mas quero te parabenizar pela coragem de decidir o que foi melhor pra você e sua filhota e agora seguir com força nos seus objetivos pessoais e batalhar contra balança.
    Eu já fiz isso você acompanhou e nem grávida estava quando cheguei no auge do peso mas com muita força de vontade e determinação vc vai ter tudo que deseja de volta!
    Estou na torcida por você por inúmeros motivos!

    Te gosto muito querida e PARABÉNS pela SOSO e por tudo que vc é como MãE pra ela!

    Um Beijo

    ResponderExcluir

Se quiser comentar meu post, fique a vontade...o cantinho é meu, mas os amigos são muito bem vindos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails